top of page

Constipação intestinal



A constipação intestinal, popularmente conhecida como "prisão de ventre", é um distúrbio muito comum em nosso meio. Possui diversos fatores determinantes, dentre os mais comuns a baixa ingesta de fibras e líquidos.

Frequência evacuatória menor que 3 vezes por semana, esforço para evacuar, fezes endurecidas, sensação de evacuação incompleta e necessidade de manobras manuais para facilitar a evacuação são os principais sintomas desta patologia.

Baixa ingesta hídrica, dieta pobre em fibras e falta de exercícios físicos são causas intimamente relacionadas a constipação. Porém diversos outros fatores podem estar associados, como o uso de determinados medicamentos , doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, doenças crônicas do rim), obstruções mecânicas (tumores, estenoses) e doenças neuropsiquiátricas (depressão, esclerose múltipla, AVC, doença de Parkinson).

O diagnóstico sindrômico é realizado pela história clinica e exame físico, mas algumas vezes são necessários exames complementares ( tempo de transito colônico, colonoscopia, defecografia) para diagnóstico definitivo.

O tratamento inicialmente se dá através de modificação dietético- comportamental com o aumento de fibras e líquidos na dieta e estímulo à atividade física. Podendo, a depender do caso, ser associado medicamentos. Em casos específicos outros tratamentos direcionados para a causa podem ser realizados, inclusive alguns deles com necessidade de cirurgia.

A avaliação com o especialista é recomendada para melhor investigação, diagnóstico e direcionamento terapêutico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page