Câncer Colorretal

January 8, 2017

 

 

 Ocupando a terceira posição mundial entre os tumores malignos, o câncer de cólon (intestino grosso) e reto acometem a nossa população principalmente a partir dos 50 anos de idade.

 Diversos fatores estão associados ao aumento do risco de desenvolvimento dessa patologia, dentre eles a idade, histórico familiar, presença de pólipos colorretais, dieta pobre em fibras, doenças inflamatórias intestinais e síndromes genéticas relacionadas a esse câncer.

 Quanto a sintomatologia geralmente apresenta- se insidiosamente, tendo como principais manifestações: Dor abdominal, alteração do hábito intestinal, sangramento ao evacuar, anemia inexplicada e perda de peso.

 O diagnóstico habitualmente é dado pela suspeita clínica, levantada pelo médico a partir do quadro clínico e com a ajuda da colonoscopia, através da qual pode ser visualizado e biópsiado o tumor. Importante salientar o papel da colonoscopia, tanto no diagnóstico precoce quanto na prevenção, através do rastreio e ressecção de pólipos intestinais, por serem estes os principais precursores do câncer colorretal.

 O tratamento é realizado após o estadiamento (investigação do estagio da doença, verificando se encontra- se localizada no intestino ou se houve disseminação para outros órgãos). Via de regra o tratamento é cirúrgico, e dependendo do caso pode ser associado radio ou quimioterapia antes ou depois da cirurgia, podendo ainda  ser realizada por videolaparoscopia em grande parte dos casos.

 O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fatores preponderantes no sucesso e cura da doença.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Coloproctologia

January 6, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

September 6, 2019

September 6, 2019

September 6, 2019

March 6, 2017

February 9, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Locais de atendimento

Endogastro - Juazeiro- BA

LifeCenter - Petrolina- PE

Hospital Memorial Petrolina

Dr. Darcy Muritiba
CRM- BA:19.321
CRM- PE: 24.511
RQE: 10.915

Telefones

(74) 3614-7850

(87) 3861-0443

(87) 3862-8900

  • Instagram ícone social

2017- todos os direitos reservados