top of page

Diverticulite e Doença Diverticular do Cólons


O que é?

Diverticulite é um processo inflamatório agudo com infecção associada, que pode ocorrer na presença de divertículos no intestino grosso, e geralmente está associada a perfuração do divertículo. Divertículos colônicos são saculações ou "herniações" na parede intestinal. Chamamos diverticulose quando estes divertículos são assintomáticos, ou seja, estão presentes, mas não produzem sintomas. Já o termo doença diverticular dos cólons é mais genérico e refere- se a todo espectro de sintomas relacionados aos divertículos.

O que causa?

Os principais fatores associados à doença diverticular são: Idade, constipação e baixa ingesta de fibras. Estima- se que 60 a 80% das pessoas com mais de 80 anos, sejam portadores de divertículos. Também, alterações na motilidade intestinal, associadas a baixa ingesta de fibras, determinam um aumento da pressão intra- intestinal, que está associado à essa patologia.

Quais os sintomas?

A maioria dos portadores de divertículos colônicos são assintomáticos. Quando presente, o sintoma mais comum da doença diverticular é a dor abdominal, geralmente localizada no quadrante inferior esquerdo. Mas, também, podem ocorrer sangramento retal, náuseas e sintomas inespecíficos.

Já a diverticulite aguda, manifesta- se por dor abdominal intensa, geralmente na localização descrita acima, com febre e sinais inflamatórios associados.

Quais as complicações?

As principais complicações da doença diverticular são a inflamação ou sangramento dos divertículos. A inflamação é a diverticulite aguda, que acomete 15 a 25% dos portadores da doença diverticular, sendo a complicação mais comum. O sangramento é menos comum, e ocorre em menos de 15% dos paciente, sendo sangramento maciço em apenas 5% deles.

Como é realizado o diagnóstico?

Geralmente o diagnóstico é baseado na história clínica e no exame físico, com auxílio de colonoscopia ou enema opaco.

No caso da diverticulite aguda, por geralmente estar associada a perfuração diverticular, não estão indicados os exames acima. Sendo utilizada a tomografia computadorizada do abdome, em busca de sinais de inflamação ou perfuração diverticular.

Como é o tratamento?

Para a maioria dos casos, principalmente os assintomáticos é recomendada a correção da constipação, uma dieta rica em fibras e aumento da ingesta hídrica. Nos casos sintomáticos com dor, além das medidas acima, é recomendado o uso de medicamentos antiespasmóicos.

Na diverticulite aguda, nos casos não complicados, está indicado o uso de antibióticos, hidratação e repouso intestinal. Já nos casos complicados ( abscesso, peritonite, fistula), está indicado o tratamento cirúrgico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page