top of page

Síndrome do intestino irritável


O que é?

É um distúrbio frequente do trato intestinal, caracterizado por sintomas como dor e desconforto abdominal, empachamento, sensação de "gases" e alteração do hábito intestinal ( diarréia ou prisão de ventre). Ao contrário do que o nome sugere, não há nenhuma inflamação ou lesão aparente no intestino, nem está associada a risco aumentado de câncer. É dita doença "funcional", por não ser encontrada causa orgânica aparente. Os sintomas são atribuídos a alterações na motilidade, contração e sensibilidade do intestino. Sabe- se que fatores psicológicos exercem grande influência na exacerbação e "crises" dessa patologia.


Como Diagnosticar?

O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas, através dos "Critérios de Roma". Algumas vezes são realizados exames complementares (colonoscopia, USG e exames laboratoriais) para excluir outras patologias e causas orgânicas.


Como tratar?

O tratamento é clínico, através de mudanças no estilo de vida, dieta e medicamentos. Atividade física regular, procurar identificar e evitar alimentos que deflagrem os sintomas e uso de medicamentos anti- espasmódicos ( que melhoram as cólicas e ajudam a coordenar o movimento intestinal), são a base do tratamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page