top of page

Fístula anorretal


fistula anorretal

A fistula anorretal ou anal é uma comunicação anormal entre o reto ou canal anal e a região externa do ânus, nádega ou perineo, formando uma espécie de "túnel". A principal causa é a infecção das criptas anais (pequenos orifícios que abrigam glândulas no canal anal), levando a formação de abscessos e perpetuação do processo infeccioso. Porém, outras etiologias menos comuns, como a Doença de Crohn, trauma, tuberculose e câncer podem determinar o seu surgimento.

Os sintomas mais comuns são o desconforto anal associado a drenagem de secreção purulenta, que pode ser intermitente ou recorrente.

O diagnóstico na maioria dos casos é clínico, através do exame proctológico, porém algumas vezes são necessários exames de imagem (ressonância magnética ou USG anorretal) para melhor caracterizar o trajeto fistuloso e planejar o tratamento. Colonoscopia ou retossigmoidoscopia também podem ser realizadas para investigação de causas incomuns.

O tratamento nos casos sintomáticos é essencialmente cirúrgico, sendo o tratamento clássico a fistulotomia (abertura e limpeza do trajeto fistuloso). A depender do tipo e extensão da fistula pode ser necessária a realização da cirurgia em 02 tempos (02 abordagens cirúrgicas em momentos diferentes), com a finalidade de diminuir a chance de lesão do esfincter anal e incontinência fecal. Também existem tratamentos cirúrgicos mais recentes, menos invasivos, como a técnica LIFT, plug de colágeno, cola de fibrina ou ainda através de laser (FILAC), cada um com as suas vantagens e desvantagens associadas.

O médico coloproctologista é o especialista mais indicado para avaliação, definição e execução do melhor tratamento para essa patologia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page